Mais sobre as Ilhas Espanholas
lskngaºlfngadlnhh-ldkn-a-dflg-nadnga-dlfkngd-alk

Das Canárias às Baleares, as ilhas espanholas mais populares e incríveis encontram-se divididas por estes dois arquipélagos e têm muito para deixar qualquer um a sonhar com as próximas férias. Apesar da diferença entre cada uma destas ilhas espanholas, há algo que todas têm em comum: água quente e clara e praias quase intocadas pela ação humana.
Do glamour e brilho de Ibiza aos vulcões varridos pelo vento de Tenerife há algo para todos os viajantes nas melhores ilhas espanholas.
BALEARES
As ilhas Baleares (em catalão e oficialmente Illes Balears) são um arquipélago do Mediterrâneo ocidental, uma província e comunidade autónoma espanhola. Formadas por quatro grandes ilhas (Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera) e diversos atóis e ilhotas, são atualmente reconhecidas enquanto nacionalidade histórica. A sua capital é Palma de Maiorca.
As ilhas Baleares formam um arquipélago nas águas azuis do Mediterrâneo. Seguindo de sul para norte ficam Formentera, Ibiza, Maiorca e Menorca. Existem 375 praias ao longo das várias ilhas das Baleares, com praias que vão desde as grandes praias de aldeamentos e cidades com infra estruturas para lazer e desporto até pequeníssimas baías apenas alcançáveis por barco.
Sem dúvida que a qualidade da areia fina e dourada, as águas cristalinas e em muitas delas a oferta de lazer fazem das Ilhas Baleares destinos de férias de praia de excelência. Seja qual for a ilha ou o aldeamento turístico que escolher vai encontrar sempre uma seleção de praias que se adequam ao seu estilo de férias e a poucos passos do seu alojamento. Sendo certo que quanto maior o aldeamento mais actividades deverá encontrar, opções gastronómicas e diversões para crianças.
Lazer
As Ilhas Baleares são uma Meca para desportos e lazer. Aqui se encontra um pouco de tudo, desde equitação, ténis, golfe, karting e muito mais. Para já não falar na variedade de desportos aquáticos com mergulho, windsurf, pesca abarca um pouco de tudo. Aqui é fácil encontrar empresas especializadas no aluguer de barcos e equipamentos marítimos.
As ilhas são também muito populares para ciclismo. Muitas equipes de ciclistas internacionais usam estas ilhas para a prática da sua modalidade, pelo que as ilhas oferecem ciclovias desde as mais fáceis até as mais aventureiras, capazes de fornecer um ambiente bom seja para o ciclista casual ou o profissional, enquadradas em cenários espantosos, com pequenos restaurantes e miradouros excelentes.
Caminhadas e montanhismo são outras áreas muito procuradas nas ilhas pela beleza da paisagem e boas estruturas de apoio. Idealmente opta-se por alojamento numa das vilas encantadoras do interior para explorar as colinas e vales rurais de charme. Seja qual for a ilha, encontrará sempre no seu caminho uma festa ou evento cultural durante a sua estadia. Verifique no posto de turismo local, que pode até dar-lhe entradas e bilhetes com desconto para algumas atividades.
Gastronomia
A cozinha tradicional das Baleares baseia-se na sua produção agrícola, caça e pesca. Desde o tradicional peixe frito ao estufado de lagosta; também é muito importante o anho e o porco. Todos contribuem para pratos importantes e bem conhecidos nas Baleares. Em alguns pratos há alguma influência inglesa, por exemplo nas tartes de peixe ou carne. Os doces na ilha são muito à base de queijos leves, ervas, amêndoas e mel.
Clima
As Ilhas Baleares tem um clima mediterrânico com temperaturas agradáveis mesmo no inverno. No entanto, já aconteceu nevar nas montanhas nesta estação. A natureza temperada deste clima significa que tanto no outono, como no inverno, como na primavera haja bastante chuva; os meses de verão são longos, quentes e preguiçosos.
MAIORCA
Com enseadas dignas de fotografias para o Instagram e paisagens de interior para passeios de bicicleta e caminhadas, Maiorca é perenemente popular. E os motivos são muitos mais: praias e paisagens maravilhosas, clima convidativo e boa gastronomia são apenas algumas das razões que fazem com que até os reis de Espanha adorem este destino.
Esta é a principal ilha do arquipélago das Baleares, havendo mais vida para além da praia. Poderá visitar a serra Tramuntana, as maravilhosas grutas subterrâneas e o Cabo Formentor, na ponta norte da ilha.
IBIZA
Poucos lugares são tão conhecidos como Ibiza, já que é um local com atividades para todos, seja adepto da vida noturna, ao estilo hippie boho ou amante de praias alegres e cheias de vida. No verão, este destino é um dos palcos preferidos pelos maiores DJs do mundo, sendo frequentes os concertos de David Guetta, Sven Väth e Armin van Buuren, facto que confere à ilha os seus atributos de festivaleira.
MENORCA
Desde 1993 que Menorca foi classificada como Reserva da Biosfera da UNESCO, iniciando-se, assim, um processo de proteção e preservação das praias mais bonitas da ilha. Os riachos e águas turquesas, em mais de 216 quilômetros de costa, fazem deste um destino de verão de eleição, onde se pode encontrar muitas praias escondidas e protegidas que só são acessíveis a pé ou a partir do mar. É por este motivo que existem tantos barcos e iates atracados nas costas da ilha.
FORMENTERA
Tem apenas 20 quilómetros de comprimento e pouco mais de 12 mil habitantes, pelo que esta ilha se revela como uma incrível fuga do quotidiano, aproveitando para vivenciar ritmo de vida alegremente lânguido, projetado para dias preguiçosos passados em algumas das praias mais requintadas do mundo.
A atração pela região tem motivos que o justifiquem: escarpas brancas de areia, água em inacreditáveis tons de azul-celeste e turquesa e o turismo ambientalmente sustentável, com restrição de hotéis, construção controlada e pouca circulação de veículos, privilegiando-se meios de transporte como as motas e as bicicletas.
CANÁRIAS
As Ilhas Canárias (em castelhano: Canárias) são um arquipélago espanhol no Oceano Atlântico, a oeste da costa de Marrocos. Constituem uma Região Autónoma do Reino da Espanha. É também uma das oito regiões com uma consideração especial da Nacionalidade histórica reconhecidas como tal pelo Governo espanhol.[4][5] A área é de 7 447 km², sendo assim a décima-terceira Comunidade espanhola em área, a população em 2003 era de 1 843 755 e, em 2005, já quase 2 000 000. A densidade demográfica é de 247,58 hab/km 2.
As Ilhas Canárias surgiram há cerca de 8 a 12 milhões de anos atrás com o desenvolvimento da cordilheira submarina cujas erupções em diferentes intervalos formaram o arquipélago. Os seus primeiros residentes foram os Guanches vindos de África. Há 500 anos atrás foram conquistados pelos espanhóis.
E quando Cristóvão Colombo parou nas ilhas no seu caminho para a América, as ilhas entraram definitivamente no mapa como um ponto estratégico. As sete ilhas: La Palma, Tenerife, Gran Canaria, Fuerteventura, Lanzarote, e as duas mais equenas de Hierro e Gomera, fazem parte de uma cordilheira vulcânica no Atlântico. O clima subtropical, que é regulado pela corrente do golfo e ventos alísios, atraem todos os anos muitos veraneantes que vêm desfrutar das praias, diversão e hospitalidade local.
As ilhas Canárias são o território mais próximo do arquipélago português da Madeira, com esta partilha a região da Macaronésia, junto com os arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde. O arquipélago das Ilhas Canárias é o maior e mais populoso da região da Macaronésia.[6] Às suas capitais são Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas de Gran Canaria.[1][2] O arquipélago tem mais de dois milhões de habitantes. Tenerife é a ilha mais habitada (917 841), seguida de Gran Canaria (851 231).
Gastronomia
Muito da cozinha das Canárias combina sabores de África e da América do Sul com sabores espanhóis. O peixe é naturalmente muito importante, sobretudo os lagostins, amêijoas, polvo e sardinhas apanhados localmente. Os pratos de carne são populares, mas a maior parte da carne é importada.
A produção de vinho nas ilhas canárias recua já a vários séculos e é notável pelo sabor único que lhe dá o terreno vulcânico. Há algumas rotas vinícolas nas várias ilhas.
Clima
As ilhas Canárias desfrutam de um clima suave com temperaturas agradáveis ao longo de todo o ano. As temperaturas médias no verão rondam os 26ºC -28ºC e no inverno raramente desce abaixo dos 22ºC.
TENERIFE
A maior das Ilhas Canárias, Tenerife, é bem desenvolvida para o turismo e um destino de férias de praia muito popular. O destaque aqui vai para a excitante vida noturna, para os excelentes locais de mergulho e para a possibilidade de ser possível fazer vários desportos aquáticos, como surf, windsurf, parasailing e jet-ski.
Mas se prefere algo mais calmo, então Tenerife também oferece boas opções: uma paisagem rodeada de montanhas, passeios cénicos ao longo de penhascos rochosos e um teleférico para alcançar o topo do pico mais alto de Espanha.
GRAN CANÁRIA
Tem uma das maiores cidades da Espanha: Las Palmas de Gran Canária, que fica na costa nordeste da ilha e é um destino de férias bem desenvolvido e popular. Na sua totalidade, a ilha tem muitos tipos diferentes de paisagens, incluindo dunas de areia gigantes, montanhas com trilhos de bicicleta e um mundo subaquático densamente povoado e à espera de ser descoberto.
LA PALMA
La Palma, também conhecida como "The Beautiful Island" apresenta várias influências marroquinas. Mas é dona e senhora de paisagens únicas espetaculares e atividades incríveis, como poder caminhar na maior cratera do mundo, que está bem no centro da ilha.
LANZAROTE
Classificada de reserva da biosfera da Unesco, Lanzarote é uma ilha intrigante com uma geologia extraordinária, com apontamentos vulcânicos, excelentes praias, locais interessantes e muitos restaurantes e hotéis. Esta paisagem de aparência austera e sobrenatural contrapõe-se ao ocasional vale bucólico repleto de palmeiras e aos campos de lava negros surreais e enrugados.
FUERTEVENTURA
A influência africana de umas férias em Fuerteventura é visível na paisagem, com as casas e telhados bem ao estilo da África do Norte e cheias de cores. Mas Fuerteventura não bebe só inspiração deste continente. Por lá verá vulcões que se assemelham a pilhas de especiarias exóticas, com os seus tons divertidos e irreverentes, algo que poderá até passar despercebido ao mais distraído dos viajantes, mas que, se atentar bem, irá encantar qualquer um ao primeiro olhar.
LA GOMERA
Foi a partir de La Gomera que Cristóvão Colombo iniciou as suas viagens de descoberta. De longe, La Gomera parece uma fortaleza impenetrável cercada por muros de pedra, com estradas sinuosas que parecem movimentar-se ao lado de penhascos e desfiladeiros. Mas, uma visão mais aproximada permite perceber que a paisagem áspera se traduz em vales verdejantes, falésias imponentes e formações rochosas exóticas esculpidas pela antiga atividade vulcânica e erosão.
Um tesouro dentro desta lista de ilhas espanholas a visitar.
https://www.e-konomista.pt/ilhas-espanholas/
https://www.ferias-espanha.pt/Ilhas-Baleares
https://pt.wikipedia.org/wiki/Baleares
https://www.ferias-espanha.pt/Ilhas-Canarias
https://pt.wikipedia.org/wiki/Can%C3%A1rias
CONSULTAR PREÇOS DE VIAGENS :
https://www.soltour.pt/
https://www.jolidey.pt/